COMO TRATAR AS UNHAS?

O que fazer se tem unhas frágeis? Boas notícias, é extremamente fácil tratar unhas danificadas. É suficiente aplicar o serum apropriado para fortalecer, nutrir e tornar as unhas resistentes a danos mecânicos tal como quebra e separação bem como químicos causados por vernizes ou acetona. Em termos gerais, todas as preparações enriquecidas com proteínas e ceramidas são as melhores para o cuidado das unhas. Não se esqueça das cutículas. Para as tratar, aplique um hidratante. Estes cosméticos devem ser compostos de lanolina, vitaminas e glicerina.

Quando toma a decisão de se submeter a certos tratamentos de unhas, deixe de pintas as unhas durante esse tempo. Massaje o produto de cuidado nas unhas, cutículas e mãos. Aplique uma camada espessa do cosmético e coloque luvas especiais que são vendidas nas mesmas lojas. Repita esta actividade, de preferência a noite, durante vários dias. Muito populares são também os séruns que combinam algumas propriedades e incluem muitas vitaminas e sais minerais. Eles podem substituir os fortalecedores de unhas, aceleradores de secar ou bases. Estes produtos são usados especialmente quando quer pintar as unhas de uma cor mais escura. Falta de uma base de verniz pode levar a quebra da unha.

Além disso, os serum de unhas fortalece, nutrem e regeneram as unhas, previnem que fiquem amarelas, quebrem ou se separem. Não é preciso dizer que cobrir as unhas com verniz todos os dias pode levar à deterioração da sua condição. É aconselhável de vez em quando não fazer manicura para deixar as unhas descansar. Aplique o creme hidratante, mascaras de parafina ou séruns de queratina. A composição deve conter vitaminas A, C, E e F. Se não tem estes cosméticos em casa, use óleo de macadâmia ou azeite.

No que toca ao cuidado de unhas, parece que a dieta tem um papel importante. Vitaminas fortalecedoras e sais minerais que contrariam a quebra, secura e doenças são por exemplo cálcio, ferro, magnésio, zinco, sílica e vitaminas A e B. Podemos encontra-los entre outros em aveia, damascos, passas, sementes de sésamo, rabanete, couve-rábano, aipo e peixe branco.

O que é que tem influencia negative nas nossas unhas? Principalmente, a falta de vitaminas, variações de temperatura, má higiene como lavagem demasiado frequente ou usar acetona. Além disso, cuidado improprio na forma de roer as unhas, cortar as unhas muito curtas ou cortar as cutículas, radiação solar e extensão incorrecta das unhas também deterioram a sua condição. Se notar alguma coisa estranha nas suas unhas, dor ou inchaço na pele, deve parar imediatamente de pintar e contactar um médico. A mesma regra aplica-se a pessoas que sofrem de infecções fúngicas, reacções alérgicas, paroníquia ou doenças de pele.